Aprenda a desenhar

No estilismo, o mais importante não é saber desenhar, mas ter criatividade e entender de moda. Contudo, o desenho de moda é relevante à medida que é ele quem vai inicialmente materializar o que você tem em mente: a sua criação. Daí a sua relevância. Para quem não tem facilidade em desenhar, há algumas técnicas simples que podem auxiliar nesse processo. Vou publicar aqui algumas dicas de desenho de moda, croquis prontos pra você copiar, materias que precisará para o desenho, ensinar como pintá-lo, dar o efeito de brilho, babados, rendados, costuras, estampas etc. Mas, vou avisando...estou aprendendo junto com vocês...srsrsrs. Embora eu desenhe roupas desde criança, não tenho a técnica para algumas coisas referentes a esse tipo de trabalho, mas já tenho meu próprio estilo de desenho. Espero que gostem e consigam aperfeiçoar seus desenhos, criar seus próprios modelos e principalmente conseguir expressar a arte que está na sua cabeça! Qualquer dúvida sobre a produção dos desenhos é só entrar em contato aqui pelo blog ou pelo e-mail. Beijos

Inicialmente, vou apresentar alguns modelos de croqui que passei a usar recentemente para padronizar meus desenhos.  Você pode copiá-los, traçar por cima deles com lápis nº 2 o modelo de roupa que você pretende desenhar. (para começar, você pode copiar algum modelo pronto de uma revista, do blog ou do seu próprio guarda-roupa). Feito isso, cubra com caneta preta, preferencialmente de nanquim e apague os traços de lápis. Se preferir, você pode colorir com lápis de madeira ou aquarela simples em pastilha (FABER CASTELL)
                                                                 
                                                                        AULA 1

                                               CROQUI     

Veja esse desenho, fiz o vestido com lápis nº 2 por cima do croqui e depois de contorná-lo com caneta preta apaguei os traços do lápis. Pintei e ficou perfeito! Pintar também é um pouco difícil, para mim, inclusive, é mais complicado que desenhar, pois na pintura os traços do corpo, sombra, luz devem ser marcados condizentemente e isso exige técnica.


A ideia é que com a prática você possa desenhar à mão livre e criar seu próprio estilo de desenho, mas como isso só acontece com um tempo de exercício, você pode, por enquanto, recortar esse croqui e contorná-lo numa outra folha de ofício comum. Depois é só criar ou figurar a roupa sobre ele. O recorte seria tipo um molde.


Croqui em diferentes poses.



ATIVIDADE:

Acima outro exemplo de modelo criado sobre o molde do croqui.
E aí, vamos praticar um pouco? O exercício é escolher um dos três croquis dados acima e criar ou figurar sobre ele três modelos de diferentes de roupas. Não precisa pintar agora. 

AULA 2

COMO DESENHAR O CORPO FEMININO:

Os gregos antigos valorizavam proporções corretas como um fator imprescindível de beleza. Dessa forma, o desenho da figura clássica usava a cabeça como unidade de medida a fim de determinar os pontos de referência de diversas partes do corpo. Essa figura clássica ideal tinha 8 cabeças de altura.
Comparada ao desenho clássico, o desenho de moda atualmente pede uma correspondência menor com a realidade. O croqui, que é o desenho de moda propriamente dito, figura padrões de beleza por vezes inatingíveis, pois ele não não retrata fielmente o corpo humano. Por isso, seu desenho não precisa ter um padrão convencional, muitos estilistas famosos, por exemplo, usam em seus desenhos proporções impossíveis de existir na realidade, mas que funcionam no desenho , já que conseguem transmitir a realização da roupa e o conceito desejados. 
Veja essas figuras de moda da estilista Niloufar Mozafari, ela usa 11 cebeças para a proporção de suas figuras estilizadas:
Agora veja a figura abaixo desenhada pela estilista Ana Molinari:

Ela usa para o tamanho do croqui a mesma medida que Niloufar usa, ou seja, 11 cabeças, no entanto, os desenhos têm proporções totalmente diferentes no que diz respeito à distribuição e à largura das partes do corpo. Assim, que fique claro para você que cada estilista determina uma proporção peculiar para a sua figura, transmitindo sua visão pessoal de moda

ATIVIDADE

1) Faça uma pesquisa sobre croquis de diferentes estilistas comparando a altura usada por eles no desenho e as proporções que as partes do corpo da imagem apresentam. Tire conclusões sobre os desenhos de moda, são iguais? obedecem a algum padrão? Figuram a realidade? É uma atividade de observação. Sugiro os seguintes estilistas a serem pesquisados:
a) Laura Laine
b) Badgley Mischka
c) Ana Molinari
d) Niloufar Mozafari
e) James Thomas

                                                                        AULA 3
     Como assim, 8, 9, 10 ou 11 cabeças? Que medida é essa?

                              Calma, eu vou explicar...Mas antes observe a figura abaixo:


Em desenho de moda, para o corpo estar proporcional, o comprimento da cabeça é usado como medida
Observando a lateral esquerda da imagem voce poderá perceber os números correspondentes às nove cabeças de comprimento do croqui. Esse número pode ser variável, como já foi mostrado acima, alguns estilistas preferem uma medida diferente e usam 10 ou 11 cabeças, vai depender mesmo do seu gosto pessoal na escolha de um padrão de proporção para sua ilustração de moda.

A PROPORÇÃO TRADICIONAL DA FIGURA DE MODA:

Para quem vai começar do zero, uma boa fórmula é usar o guia de 9 cabeças mostrado acima. Você pode recriar esse guia do tamanho que você preferir. Uma dica para o tamanho do seu desenho é que ele se encaixe num formato de papel padrão , como o A3 (297mm x 420mm). Outra coisa muito importante a saber é que seu desenho deve preencher a altura toda do papel que você escolher. Se você se acostumar a desenhar num tamanho uniforme, não precisará reproduzir seus desenhos em outras escalas quando quiser expor seu trabalho em um portifólio.

ATIVIDADE:

1) Você vai usar para esta atividade o guia de nove cabeças mostrado antes.Trabalhando num papel multiuso, divida a folha verticalmente em nove espaços iguais (você vai dobrá-la mesmo em nove partes). Trace uma linha vermelha vertical passando pelo centro criando uma linha de equilíbrio como a mostrada na figura acima. Agora marque os pontos de referência verticais e as larguras das diferentes partes do corpo, como indicado no guia:



2) Coloque um papel vegetal sobre o guia (de forma firme para que não se solte quando estiver desenhando nela). Trace  a linha de equilíbrio vermelha. Com um lápis nº 02 ou HB, desenhe uma forma oval para a cabeça. Depois faça as outras formas geométricas:



Os cotovelos e os punhos têm uma relação constante com o corpo, situando-se abaixo da cintura (cotovelos) e dos quadris (punhos):


Indique essa relação com um arco tracejado sobre os dois pontos de referência (cintura e quadris), como na figura acima.
Feito o desenho geométrico, você pode partir para o desenho anatômico. Trabalhando com uma segunda folha de papel vegetal, comece a desenhar sua figura. é necessário ver antes de fazer a figura anatômica do corpo fotos diversas de referêcia, pois um corpo muito realista ou musculoso não é adequado para esse tipo de ilustração:

CROQUI: FIGURA ANATÔMICA DO CORPO FEMININO


É muito importante não pular essa atividade no processo de aprendizagem de desenho de moda, já que desenhar as formar geométricas aperfeiçoará suas habilidades.


AULA 4

Equilíbrio:
(aula incompleta)





 AULA 5

Senso intuitivo da proporção da figura
  
                                                    (aula incompleta)



                                                                    AULA 6

Até agora o necessário para a produção dos seus desenhos foi pápel multiuso (ofício A4), papel vegetal, lápis comum nº 2 e a caneta de nanquim. Contudo há uma enorme variedade de materiais que podem ser usados para enriquecer sua ilustração. Abaixo elencarei alguns exemplos de materiais que você pode ir testando até descobrir qual é o mais prático para você e qual combina mais com seu estilo de desenho. é claro que você pode usar todos, vai depender do seu objetivo. Num desenho para um portifólio, o qual exige uma ilustração mais artística, você pode usar a técnica da aquarela. Nos desenhos mais práticos e que requerem pouco tempo para a sua produção, você pode colorir usando lápis de cor de madeira. Lembrando que todo esse material tem uma versão mais simples, chamada escolar e tem uma versão profissional (bem, bem, bem mais cara!). A qualidade do papel, canetas e coleção vão determinar também a qualidade da apresentação final do seu trabalho, portanto, vale à pena investir em material!

1) PAPEL CANSON (gramatura mínima acima de 140 g/m²).  OBS.: Nas pinturas com aquarela, usar o cnason com uma gramatura mais alta, já que a aquarela leva água em seu processo e molha o papel. Este deve ser mais grosso para não rasgar;
papel canson gramatura menor para pinturas com lápis de cor


papel canson gramatura maior para lápis ou tinta aquarela

2) LÁPIS Nº 02, Nº 06, Nº 08 (2B, 6B, 8B da faber castell), LÁPIS CARVÃO. O lápis nº 02 serve para os traço iniciais, de base, já os mais grossos servem para traços mais fortes e firmes e sombreamentos;

3) CANETAS DIVERSAS: Caneta de nanquim (nº 05, nº 08, da marca Uni Pin (vende na papelaria do Mid Way). Canetas metalizadas para ilustrar bijouterias, nas cores Silver, Gold, Red da linha Uniball da Mitsubishi Pencil Ou de outras marcas, se vc encontar. Essas canetas têm na loja acima citada;

canetas metalizadas Uni Ball Mitsubishi Pencil





caneta de nanquim Uni Pin



4) HIDROCOR: Coleção a àlcool (preferência Faber castell)
hidrocor

5) LÁPIS DE COR DE MADEIRA: Tem a escolar da Faber Castel (em média $20,00 - $50,00) ou a profissional polychromos (acima de $160,00). Essa profissional pode ser comprada por unidade (em média $8,00 cada);

lápis de cor polychromos profissional Faber Catell


6) AQUARELA: Tem a escolar em lápis e em pastilha, são ótimas. No desenho de moda o lápis aquarelável torna a pintura mais fácil, no entanto o efeito da aquarela em pastilha é bem melhor. Têm as versões profissionais e não são muito caras. Uma dica: a melhor aquarela em pastilha é a da marca Cotman, é importada e pode ser comprada pela internet;

                                                 
                                                                    efeito da aquarela
tinta aquerela escolar em pastilha

lápis aquarelável escolar


lápis aquarelável profissional Staedtler


tinta aquarela profissional em pastilha Cotman 




7) PINCÉIS: bons pinceis, finos e médios, para serem usados com aquarela. Os escolares serves, mas os profissionais são bem melhores.

 
 

8) APONTADOR/ESTILETE:


9) BORRACHA: apenas não use coloridas, principalmente aquela escolar de duas cores, pois mancha o papel.
Esses foram só alguns exemplos de materiais que você poder usar na produção dos seus desenhos.
 
 





92 comentários:

  1. Tô achando maravilhosa essa aula...

    Vou divulgar em meu blog!
    http://artesubjetividade.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Diana, neste link tem umas dicas e truques para acelerar o carregamento do nosso blog ;D

    http://support.google.com/blogger/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=42394

    ResponderExcluir
  3. Proof. Amei seu blog, muito bom mesmo, parabéns !!!

    ResponderExcluir
  4. ameeeeei ensina muito bem !!!!!! adooreeeei

    ResponderExcluir
  5. amei seu blog sua dicas são bem legais ,ha seu desenhos são lindos e me endenfiquei com sua historia.a minha e um pouco parecida rsrs bjus




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou do meu blog. Fiz com carinho principalmente para quem está começando a desenhar croquis de moda. Fico feliz em saber que ele está sendo útil e de poder compartilhar algo que faz tão bem: DESENHAR!!!

      Excluir
  6. Sou desenhista e estilista profissional, a aula está completa e os materiais indicados valorizam muito mais o trabalho artistico em moda! vc está mais que certa, parabéns Dril dril!!!!!

    ResponderExcluir
  7. diana eu tenho duvida em como fazer os olhos da boneca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe. Acho que essa dúvida já tirei pessoalmente não? Depois vou postar uma aula aqui sobre o desenho do rosto e olhos, evidentemente, estão incluidos, ok?! Abraço. Saudades...

      Excluir
  8. gostei muito eu tb desenho mas presiso melhorar valeu

    ResponderExcluir
  9. amei tudo seus desenhos são lindos d+ <3

    ResponderExcluir
  10. tenho 12 anos e desenho bem .pretendo ser estilista quando crescer eu gosto bastante dos seus desenhos pesquiso muito sobre esse assunto !Mas sua postagem me fez entender um pouco mais sobre estilismo !Parebéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaaaada!!! Se vc ama moda tem o ingrediente principal para ser uma estilista bem sucedida. Força! bjs!!

      Excluir
  11. Boa noite

    Uma dúvida: Eu não entendo muito de desenho de moda e também não pretendo seguir esse caminho...mais a respeito da medida em cabeças do desenho. Para fazer um desenho que tenha uma estatura média quantas cabeças o desenho precisa ter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Um desenho de moda padrão tem 7 cabeças. Abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo esclarecimento!

      Ótimo site

      Excluir
  12. Amei o site...achei otimas as dicas,eu adoro desenhar,mas começei a pouco tempo a tentar desenhar croquis,e essas dicas facilitarm muito.

    ResponderExcluir
  13. Poxa muito show, gostei ganhou meu respeito!

    ResponderExcluir
  14. Adorei vou usar muito pois meu sonho e ser uma estilista

    ResponderExcluir
  15. Obrigada :) vai me acelerar nas aulas...adorei parabens :*

    ResponderExcluir
  16. AAAh que perfeito *--* sempre me interessei em moda,mas tinha um pé atrás na parte dos croquis;porque é chato você ter mil idéias na cabeça e simplesmente não poder ''dar vida a elas'' porque não sabe desenhar croquis :\ Enfim,amei as aulas e dicas,e vou começar já a praticar rs

    ResponderExcluir
  17. tenho um blog de desenhos se chama :
    www.esquiloromantico.blogspot.com.br
    meu nome é thamiris e tenho 15 anos quero muito fazer faculdade de moda :))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei lindo seu blog! Dei uma olhadinha nele e achei seus desenhos super originais. Vc tem talento!!! Não desista. Bjs!!

      Excluir
  18. ola tenho 13 anos
    mnado surpe bem em desenhar
    eu vou seguir suas dicas para melhor mais
    há eu ñ sei oq é cabeça

    ResponderExcluir
  19. OLA!
    EU ME CHAMO AGEU BARBOSA DE SUZA, TENHO 13 ANOS E MORO EM cd: SINOP est:MATO GROSSO.
    Eu aprendi a desenhar cm uma amiga da escola, le se chama MIRIAM.Quando eu comesei a desnhar só sai garrancho, depois foi passando o tempo, aprendi algumas coisas sosinho...O meu sonho é ser um estilista famoso, eu quero cusar uma cursinho de moda mais na minha cidade não tem ...mais tenha uma tia prima que maora no Rio de Janeiro...eu tou pessando em terminar meus estudos comesar a trabalhar , hai eu vou pra Rio de Janeriro cursar um cursinho de moda...há eu gosto muito de faser estampa nos meus desenhos, eu não gosto de faser cabelo só a roupa e eu não sei faser a poses como vc faz.


    DUAS PERGUNTINHA:ADRIANA ROSA, O QUE É CABEÇA CM VCS SE DISSE QUE PRECISA ? E PRECISO TER POSE NUM DESNHO?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ara ser estilista vc precisa gostar de moda e ser criativo. Saber desenhar é um detalhe e não é definitivo para vc ser um bom profissional da área. Inclusive, existe programa de computador que já o desenho, coloca estampa. Acredito que com o tempo, com todo avanço tecnológico, nem serão necessários mais esses desenhos de moda à mão. Esse tipo de desenho será só artístico. Então...vá treinando, compre livros de desenho de moda, faça os cursos básicos, quem sabe faça uma faculdade de estilismo , sabendo que saber desenhar é importante, mas não é essencial. Bjs !

      Excluir
  20. me inspirou a desenhar aki kk, muito legal

    ResponderExcluir
  21. Adorei sua aula. Vai ser muito útil pra mim. obrigada.

    ResponderExcluir
  22. amei todas as dicas está de parabéns !

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua aula vai ser super útil pra mim também ...espero ver mais coisas bjos.

    ResponderExcluir
  24. Estou aprendendo muito com vc. Vc é otima, obg por me ajudar. Bom....tenho 12 anos e o meu sonho sempre foi ser estilista e eu ja estou economizando para fazer minha faculdade mas eu n sei desenhar muito bem preciso de ajuda para isso. Eu sei q é muito cedo mas pra ser estilista tenho q saber desenhar desde ja né

    ResponderExcluir
  25. Adoro tudo que seja relacionado a desenhos, mesmo que o ramo da moda não seja minha área. Suas explicações foram claras e ótimas!

    Também tenho um blog de desenhos com tutoriais passo a passo com imagens, tem até um sobre roupas de personagens também, se quiser confira e mais uma vez ta de parabéns!

    http://comodesenhar10.blogspot.com/2013/09/como-desenhar-roupas_22.html

    ResponderExcluir
  26. Você,sem dúvida alguma é muito talentosa parabêns!!!

    ResponderExcluir
  27. oii!! tô sempre acompanhando suas dicas e queria que vc fizesse um video ensinando a desenhar um vestido longo justo ao corpo,, boa noite

    ResponderExcluir
  28. Adorei esina tudo direitinho do jeitinho certo. ameeeeeeeeeeeeei!!!!!! Continue assim. ;)

    ResponderExcluir
  29. Eu amei encinou cada detalhe para quem quer seguir essa carreira como eu

    ResponderExcluir
  30. adorei, muito legal, agora eu estou começando a me apaixonar por moda, alias, eu sempre fui.suas dicas sao otimas mais como eu ainda sou uma iniciante em moda eu achei meio dificil kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. Olá! Visitei hoje o teu blog. tal como tu, desde pequenina que faço desenhos de roupa, tenho até roupas que são criações minhas. Muito úteis as tuas dicas!

    ResponderExcluir
  32. Obrigada, Linda Íris. Fico feliz em ajudar!!! Bj

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito e você desenha muito bem!

    ResponderExcluir
  34. Adorei as aulas nega! Meus parabéns!! Amei seus desenhos tbm, show!!
    Beijos até mais linda!
    http://liihmarks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Cara amei aula bem completa, meu sonho é ser estilista, sei desenhar mais ou menos, o que não sei fazer mesmo é pintas, gentee sou um horror na pintura kkkk

    #Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem sou um horror em pintura mas sou boa no desenho

      Excluir
  36. amei essas dicas de moda meu sonho é ser estilista!

    ResponderExcluir
  37. olha eu não quero me esibir mas eu desenho muito bem meus colegas de escola elogiam muito e agora estãom pedindo para min desenhar para eles

    ResponderExcluir
  38. to fazendo senai produção de moda amei esse blog <3 beijosss

    ResponderExcluir
  39. Oii ameiii o seu blog esta me dando varias idéias
    Parabens♥!!!!

    ResponderExcluir
  40. Ameiii o seu blog ....to com dificuldade de fazer o croqui kkkkk
    me ajudem pfv???

    ResponderExcluir
  41. GOSTEI BASTANTE, PUBLIQUEI NO MEU TWITTER ^^

    ResponderExcluir
  42. Estou amando o seu blog, assim como amo moda :)

    ResponderExcluir
  43. Eu desenho muito bem pois já fiz alguns cursos aqui em sc,mesmo tendo 14 anos e sendo nova pretendo ser estilista e VALEU ADRIANA eu tirei varias duvidas com seu site

    Bjs : - )

    ResponderExcluir
  44. Adorei as aulas,eu adoro desenha, mas não sabia como desenha o corpo,mas agora sei graças as suas aulas.
    valeu.

    ResponderExcluir
  45. Olá, eu simplesmente A-M-E-I essas aulas, eu tenho 12 anos, eu sei desenhar roupas e tudo mais, sou apaixonada por moda, só não sabia fazer meus próprios cróquis, mas suas aulas salvaram minha vida (tá parei com o drama)... Obrigada, amei o seu blog!

    ResponderExcluir
  46. ola eu tenho 10 anos e gosto muito de moda o meu sonho sempre foi ser estilista e pesquiso bastante sobre as novas tendencias da moda . ADORO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. Adriana , eu não consigo fazer esses traços vc pode me ajudar a desenhar de outra maneira gostei da sua aula só que eu não consigo fazer esses traços me ajuda bjjss

    ResponderExcluir
  48. Perfeito,amei td!Mais não consigo fazer o croqui ainda!O jeito é tentar muito rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a prática vc consegue! Se vc gosta desse tipo de arte e de moda, vale a pena treinar! bjs

      Excluir
  49. Adorei, desenho desde pequena, e agora com esta maravilhosa aula que nos inspira muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  50. Gostei muito !
    Tenho 15 anos , hoje eu acreditei em mim mesma e percebi que tenho um grande talento nas mãos.
    Então acessei esta pagina , e gostei muito . Já melhorei meus desenhos rsrs :) valew , ajudou bastante !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Eu desenho desde criança e da sua idade já caprichava nos croquis. Tem livros legais que também podem te ajudar com dicas de desenho e pintura de croquis de moda. Dá uma olhada na Saraiva, na loja virtual mesmo. bjs!

      Excluir
  51. Adorei as dicas eu desenho e customizo já tenho um site http://www.jellandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, não consegue achar o blog. Adoro essa ideia de customizar , inclusive já andei brincando com algumas peças sem gracinha do meu guarda roupa dando um UP nelas. Manda o endereço novamente, pois acho que esse não tá ok. abraço.

      Excluir
  52. q show eu nunca que iria saber disso
    obg show esse site

    ResponderExcluir
  53. muito bacana vc informar as formas e materiais...tem gente como eu que é auto didata e vc quebrou o galho nessa tb. abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar ! A intenção é essa mesmo. Também aprendi a desenhar sozinha e sei o quanto esse tipo de informação ajuda. bjs!

      Excluir
  54. Adriana, achei mt legal a sua explicação, mais eu queria saber se é necessário o uso destes materias, é que eu tenho 10 anos, e minhas condções financeiras não são lá aquelas das melhores, então eu queria saber se é necessário para o desenho sair correto precisa destes materiais.

    ResponderExcluir
  55. muito bom este blog gosto muito de desenhar modas mais de forma amadora vale a pena investir ??

    ResponderExcluir
  56. caso queira posso mandar alguns do meus trabalhos para vc posso ??

    ResponderExcluir
  57. Amei as dicas <3 <3 m3 ajudou mtoooo

    ResponderExcluir
  58. Olá,
    Interessante, só faltou referenciar os desenhos da Michelle Wesen Bryant, autora de boa parte das ilustrações, em seu livro "Desenho de Moda: técnicas de ilustrações para estilistas". Você, como professora, deve saber o quanto é importante referenciar os autores que usamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela dica . Não referenciei porque tinha as fotos de algumas imagens, mas não tinha a referência. Foram fotos do acervo disponibilizado para estudo no curso de ilustração. Porém , algumas ilustrações foram refeitas , como atividades. Não são iguais .

      Excluir
  59. Pq vc não dá dicas de como ter idéias para desenhar as roupas, e na hora de desenhar a pose dos croquis? Bjs amei

    ResponderExcluir
  60. Amei as dicas, eu gosto muito de moda. Mas meu sonho não é ser estilista é ser medica, mas aprender a desenhar e muito importante para mim,curti muito seu blog.

    ResponderExcluir
  61. Amei as dicas... vc tem alguma piblicacao como exercicios diarios... ja desenho meus croquis mas queria dedicar 2hs diarias ao desenho mas fico sem saber o que desenhar. Queria algo como um roteiro ou tarefas diarias... beijos

    ResponderExcluir
  62. Amei as dicas... vc tem alguma piblicacao como exercicios diarios... ja desenho meus croquis mas queria dedicar 2hs diarias ao desenho mas fico sem saber o que desenhar. Queria algo como um roteiro ou tarefas diarias... beijos

    ResponderExcluir
  63. oi eu tenho 11 anos eu gostei muito eu to aprendendo muito beijos.



    ResponderExcluir
  64. Queria muito ser designer de moda eu tenho 12 anos mas é muito cedo desde pequena amo moda e sempre gostei de desenhar porém quando eu era pequena não saia o pescoço do croquikkkkk

    ResponderExcluir
  65. Oi eu tenho 12 anos e tô amando e meu sonho é baer estilista de moda

    ResponderExcluir
  66. Super interessante essas dicas. Eu já desenho há tempo. Mas nunca fiz estilismo (moda). Vou passar a exercer. Obrigado pelas dicas. Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...