terça-feira, 25 de junho de 2013

A Moda Nas Décadas de 40 e 50

Mês passado, postei algumas imagens que marcaram a moda nas décadas de 20 e 30. Hoje, vamos conhecer mais um pouco da história da indumentária, mas nas décadas de 40 e 50.
Começando pela década de 40, momento importante para a história mundial, pois esse período ficou marcado pela 2ª guerra, fato que determinou mudanças relevantes para a sociedade, até mesmo na forma de se vestir:
                                                   Roupa Anos 40'
A moda era representada por roupas conservadoras, apesar dos vestidos ficarem mais curtos, o que para a época significou uma revolução. Aparecem também os casacos Kappas, que são os mesmos casacos usados pelos militares.

Apesar das regras de racionamento, imposta perlo governo, que também limitava a quantidade de tecido que se podia comprar e utilizar na fabricação de roupas, a moda sobreviveu à guerra. Isso fez com que as mulheres tivessem que reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos na época, como a viscose, o raiom e afibra sintética.


O náilon e a seda estavam em falta e isso fez com que sumissem as meias transparentes do mercado, dando lugar às meias soquetes ou pelas pernas nuas. Os cabelos  das mulheres estavam mais longos que os dos anos 30. Com a dificuldade em encontrar cabeleireiros, os grampos eram usados peara prendê-los formando cachos. Nessa época, também foram usados os lenços e a maquilagem era improvisada com elementos caseiros. Alguns fabricantes apenas recarregavam as embalagens de batom, já que o metal estava sendo utilizado na indústria bélica. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...